terça-feira, 12 de março de 2013

LEITURINHAR 6ºANO

Os alunos de 6ºano da Escola Básica de Arrifana participaram no concurso "Leiturinhar" prestando três provas: leitura expressiva, interpretação e argumentação. O livro A ilha dos pássaros doidos, de Clara Pinto Correia, foi  selecionado e dele foi lido um excerto. Para a prova de argumentação, os alunos tiveram de defender a sua posição mediante a afirmação que lhes foi apresentada: "O Homem, em nome da civilização, destrói a natureza. Concordas ou discordas?"






Sobre o livro:
A Ilha dos Pássaros Doidos  tem um fundo pedagógico, ligado à promoção do ambiente e à sua conservação. A ação negativa dos humanos na extinção de uma espécie animal, tenta alertar o leitor para a  extinção de outras espécies e sensibilizá-lo.
"Era uma vez uma ilha (chamaram-lhe Mauricia) , nem pequena nem grande, mais ou menos em forma de triângulo, que estava muito sossegada no meio do mar, cercada de recifes de coral. (...) Os marinheiros que aportaram primeiro àquela costa ... viram um pássaro muito esquisito sempre a correr de um lado para o outro, uma espécie de um pombo do tamanho de um peru gigantesco e com cara de parvo, uma criatura trapalhona que nem sequer sabia voar, e chamaram "o pássaro doido"."

Sem comentários: