sexta-feira, 29 de março de 2013

CARTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA


Porto, 22 de março de 2013


Olá, Mariana:
Como estás? Lembras-te daquela viagem que eu ganhei à volta do mundo, aquela que se chamava “Trip Around The World”? Houve umas coisas que eu aprendi por passar por vários países… 
Muitas pessoas desperdiçam tanta água! Lavam os dentes e não fecham a torneira, lavam a louça e deixam a torneira aberta, tomam banho de imersão em vez de duche… E são muitas mais coisas que nós todos fazemos que prejudicam o nosso ambiente. Tu nem imaginas o quanto a água é importante para nós e os seres vivos que habitam no nosso planeta. 
Passei pela África e as pessoas, infelizmente, não têm o que beber! Aquelas crianças pedem água aos pais e os pais choram porque não conseguem dar água às suas crianças … E eu chorei ao ver aquelas crianças chorar. 
Passei por mares onde quase não existe peixe devido à poluição. A água é muito importante para eles e alguns animais marinhos estão em vias de extinção porque cada vez morrem mais. Se as coisas continuarem assim, o nosso planeta ficará sem vida … Para não haver tanta poluição dos mares, os ambientalistas puseram mais caixotes de lixo nas praias, mas, sem efeito! As pessoas continuam a deitar lixo na areia, são aquelas pessoas que não percebem rigorosamente nada acerca do seu futuro e o futuro dos outros, o futuro das suas crianças.


As coisas que as pessoas fazem à água!!! Gastam-na sem necessidade e poluem-na sem pensar nos outros e há aqueles que choram porque não a têm. Tenho pena das pessoas que morrem porque simplesmente não têm água! Faria tudo para ajudá-las mas o que faço é uma gota de água no oceano! As coisas que eu faço provavelmente não são as melhores mas, pelo menos, eu tento fazer alguma coisa para não poluir e não gastar água porque sei que é importante. As coisas que estão nas minhas mãos, as coisas que estão ao meu alcance fazer, tento fazê-las. Mas, as outras pessoas também têm de pensar naquilo que fazem. E tu? O que fazes tu, Mariana? 
Durante a viagem, plantei árvores e gostei muito. As árvores também necessitam de muita água tal como os outros seres vivos, o que tu sabes perfeitamente, pois adoras plantas. A tua casa está cheia de plantas e o teu jardim cheio de árvores. E tratas bem delas e sabes que sem água elas morrem. Tal como as tuas plantas morrem, morre o resto de plantas e árvores que são muito importantes para absorção do dióxido de carbono e libertação de oxigénio. 
Gastar desnecessariamente a água e poluir o ambiente é grave. Todas as nossas ações têm um forte impacto ambiental. Mas enfim!… 
E tu, como é que passaste o teu tempo? Espero que o tenhas passado bem e aproveitado todos os momentos da tua vida.
Abraços da tua melhor amiga 

Albina
(9ºB, ano letivo 2012/2013)
fotos de Ana Paula Oliveira

Sem comentários: