sábado, 9 de junho de 2012

SÁBADO CULTURAL: NA ROTA DE MIGUEL TORGA

Hoje, a escola partiu numa visita cultural à terra de Miguel Torga, S. Martinho d' Anta, organizada pelo projeto Eco-Escolas e grupo disciplinar de História, em parceria com o centro de Formação Terras de Santa Maria:
E é com palavras do próprio poeta que descrevemos tão magnífico local do norte de Portugal.
“Embora muitas pessoas digam que não, sempre houve e haverá reinos maravilhosos neste mundo. O que é preciso, para os ver, é que os olhos não percam a virgindade original diante da realidade e o coração, depois, não hesite. Ora, o que pretendo mostrar, meu e de todos os que queiram merecê-lo, não só existe como é dos mais belos que se possam imaginar. Começa logo porque fica no cimo de Portugal, como os ninhos ficam no cimo das árvores para que a distância os torne mais impossíveis e apetecidos.”

                 in, Um reino maravilhoso, Miguel Torga (com quadros de Graça Morais), Dom Quixote, 2002

  • Miradouro de S. Leonardo de Galafura



  • Provesende (Sabrosa) e trilho Provesende - Pinhão
Escreveu Miguel Torga no seu Diário XII:
"O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam:é um excesso de natureza.








Socalcos que são passados de homens titânicos a subir as encostas, volumes, cores e modulações que nenhum escultor, pintor ou músico podem traduzir, horizontes dilatados para além dos limiares plausíveis de visão.

Um universo virginal, como se tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela serenidade, pelo silêncio que nem o rio se atreve a quebrar, ora a sumir-se furtivo por detrás dos montes, ora pasmado lá no fundo a refletir o seu próprio assombro.

Um poema geológico. A beleza absoluta."




E continua Miguel Torga no seu livro Um reino maravilhoso:

"Não é descer de Sabrosa para o Pinhão, estacar em São Cristóvão, e abrir a boca de espanto. Não é ir a São Leonardo de Galafura ou ao Miradoiro de São Brás, olhar o caleidoscópio, e ficar maravilhado. É compreender toda a significação da tragédia, desde a tentação do cenário, à condenação de Prometeu, ao  clamor do coro."




fotos de Ana Paula Oliveira e Rogério Paiva, Agrupamento de Escolas de Arrifana

Sem comentários: