quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

AVENIDA DE GIGANTES

"Avenida de gigantes" é o título do artigo publicado na revista ZonaY de janeiro passado (nº107), sobre as sequoias que habitam no Parque Nacional das Sequoias, em Tulare County, na Califórnia, um parque com 1600Km2 de área. Aqui, encontra-se a maior sequoia do mundo, a General Sherman, que tem, aproximadamente, 2600 anos.



A Tânia Santos, que o ano passado frequentava o 4ºano da escola EB1 da Carvalhosa, Agrupamento de Escolas de Arrifana, escreveu uma carta aos humanos, em nome da sequoia gigante.


Califórnia, 20 de fevereiro de 2011
Caro Homem:

Antes de mais, deixa-me apresentar-me. Tenho mais de dois mil anos e 11 metros de diâmetro na minha base. Chamo-me sequoiadendron giganteum, mas tratam-me por Sequoia-Gigante, porque sou das maiores árvores do Mundo.
Eu vivo no Sequoia National Park que fica na Serra Nevada, Califórnia. Tratam-me muito bem aqui! Todos os dias tenho muitas pessoas que me visitam e me tiram fotografias. Eu até gosto!
Também costumam vir cá muitos biólogos e pessoas ligadas à Natureza para me estudarem. Ouço-as perguntarem-se como é possível um ser vivo viver tanto tempo… Eu também não sei, mas tenho uma pequena ideia que vou partilhar contigo. Mas, antes de mais…
Sabias que a árvore mais velha do mundo tem mais de nove mil anos? E que existiu um eucalipto com mais de 150 metros? E que houve uma árvore no Japão que resistiu ao bombardeamento atómico de Hiroshima? A Natureza é mesmo fantástica!
Bem, já deves ter reparado que sou muito faladora!… Na verdade, também adoro cantar e os meus amigos pássaros dizem que até canto muito bem!
Mas, deves estar a interrogar-te do porquê de eu te estar a escrever. É simples. Eu estou, ou melhor, nós, elementos da Natureza, decidimos escrever-te porque estamos a ficar fartos das tuas irresponsabilidades, caro Humano.
Já reparaste no que andas a fazer?..
Os humanos sabem que não podem deitar lixo para o chão, que não devem fazer fogueiras nas matas, que deveriam usar menos o carro e andar mais a pé ou de bicicleta, entre outras boas ações para o Planeta, mas esquecem-se de as praticar!
Certamente que já ouviste falar de desflorestação, do efeito de estufa, de extinção de espécies, de catástrofes climatéricas… são muitos os resultados das tuas ações irresponsáveis…
Há dias, o meu amigo Daminus disse-me que tinha havido um derramamento de petróleo no Oceano e que muitos amigos e seus familiares tinham morrido, e isso deixou-me triste! Eu até compreendo que os humanos achem que não têm culpa e que não querem nada de mau, mas o problema é que esta não é a solução para o que se está a passar.
Não te esqueças da nossa importância, que é por nossa causa que tu sobrevives, somos nós quem te fornecemos o oxigénio que respiras, que te damos alimento, madeira, matéria-prima para a tua comodidade e sobrevivência…
Sabias que é necessário abater árvores para produzir resmas de papel? E quantas resmas são gastas todos os dias no mundo? Muitas, mesmo muitas… São milhões de árvores abatidas por ano e a Natureza não consegue repor o stock, não terá tempo de “produzir” tantas árvores em tão pouco tempo.
O Homem tem “andado” mais depressa do que o próprio planeta e, a continuar assim, extingue-se tal como está a fazer a tudo!
Tende juízo, humanos! Eu já cá ando há muito tempo, por isso sei o que digo! Cuidai do vosso Planeta!
Ficaria mais dos mil anos a falar contigo, mas outras obrigações me esperam. A Mãe Natureza, e tu, precisam de mim!
Despeço-me com dois mil sopros de amor, paz e harmonia e desejo que possamos todos viver em equilíbrio!
Com carinho,

Sequóia-Gigante

Sem comentários: