Fotos de Susana Costa (Centro de Formação Terras de Santa Maria)
sexta-feira, 15 de junho de 2012
NORTE DE PORTUGAL
Por terras do Douro.
Fotos de Pedro Sá, chefe dos assistentes operacionais na Escola Básica de Arrifana
Etiquetas:
biodiversidade,
Douro,
fotografia,
Natureza,
Portugal
segunda-feira, 11 de junho de 2012
"A UM NEGRILHO"

Negrilho, também conhecido como ulmeiro ou olmo, é uma árvore grande de copa estendida e pouco densa; tem tronco cinzento-acastanhado, liso em jovem, mais escuro, reticulado-fendido e espesso nos exemplares adultos.
S. MARTINHO DE ANTA, TERRA DE MIGUEL TORGA
Casa onde viveu Miguel Torga
Escola que Miguel Torga frequentou
Túmulo de Miguel Torga coberto pela torga
Etiquetas:
Miguel Torga,
Natureza,
Portugal,
visita de estudo
domingo, 10 de junho de 2012
SABROSA, A TERRA DE FERNÃO DE MAGALHÃES
O navegador Fernão de Magalhães nasceu, provavelmente, em Sabrosa, distrito de Vila Real. De espírito inquieto por natureza, queria ver o mundo e explorá-lo. Assim, planeou e comandou a expedição marítima que efetuou a primeira viagem de circum-navegação ao globo. Foi o primeiro a alcançar a Terra do Fogo, no extremo sul do continente americano, a atravessar o estreito hoje conhecido como Estreito de Magalhães e a cruzar o Oceano Pacífico.
Visita de estudo pela Escola EB 2,3 de Arrifana, no dia 9 de junho de 2012:
Neste concelho, a Norte, impera o granito, a cultura de cereais, de pinheiros e a extração da pedra; a Sul, dominado pelo xisto, a cultura da vinha que se estende pelos socalcos.
A 14 de Dezembro de 2001, a UNESCO integrou o Alto Douro Vinhateiro na lista de locais considerados património mundial na categoria de “Sítios Mistos”.
fotos de Ana Paula Oliveira e Rogério Paiva, Agrupamento de Escolas de Arrifana
Etiquetas:
Douro,
Natureza,
Portugal,
UNESCO,
visita de estudo
sábado, 9 de junho de 2012
TRILHO DE S. CRISTÓVÃO DO DOURO - SABROSA
Etiquetas:
biodiversidade,
Douro,
Natureza,
visita de estudo
SÁBADO CULTURAL: NA ROTA DE MIGUEL TORGA
Hoje, a escola partiu numa visita cultural à terra de Miguel Torga, S. Martinho d' Anta, organizada pelo projeto Eco-Escolas e grupo disciplinar de História, em parceria com o centro de Formação Terras de Santa Maria:
E é com palavras do próprio poeta que descrevemos tão magnífico local do norte de Portugal.
“Embora muitas pessoas digam que não, sempre houve e haverá reinos maravilhosos neste mundo. O que é preciso, para os ver, é que os olhos não percam a virgindade original diante da realidade e o coração, depois, não hesite. Ora, o que pretendo mostrar, meu e de todos os que queiram merecê-lo, não só existe como é dos mais belos que se possam imaginar. Começa logo porque fica no cimo de Portugal, como os ninhos ficam no cimo das árvores para que a distância os torne mais impossíveis e apetecidos.”
in, Um reino maravilhoso, Miguel Torga (com quadros de Graça Morais), Dom Quixote, 2002
- Miradouro de S. Leonardo de Galafura
- Provesende (Sabrosa) e trilho Provesende - Pinhão
"O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam:é um excesso de natureza.
Socalcos que são passados de homens titânicos a subir as encostas, volumes, cores e modulações que nenhum escultor, pintor ou músico podem traduzir, horizontes dilatados para além dos limiares plausíveis de visão.
Um universo virginal, como se tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela serenidade, pelo silêncio que nem o rio se atreve a quebrar, ora a sumir-se furtivo por detrás dos montes, ora pasmado lá no fundo a refletir o seu próprio assombro.
Um poema geológico. A beleza absoluta."
E continua Miguel Torga no seu livro Um reino maravilhoso:
"Não é descer de Sabrosa para o Pinhão, estacar em São Cristóvão, e abrir a boca de espanto. Não é ir a São Leonardo de Galafura ou ao Miradoiro de São Brás, olhar o caleidoscópio, e ficar maravilhado. É compreender toda a significação da tragédia, desde a tentação do cenário, à condenação de Prometeu, ao clamor do coro."
fotos de Ana Paula Oliveira e Rogério Paiva, Agrupamento de Escolas de Arrifana
Etiquetas:
Douro,
fotografia,
Natureza,
Portugal,
visita de estudo
Subscrever:
Mensagens (Atom)